Com o sucesso da 1ª edição do Troco da Bondade, o Supermercado Bruda embarca na onda da solidariedade e parte para uma nova edição do projeto. Os clientes que passaram por uma das lojas do Supermercado Bruda durante o mês de setembro tiveram a oportunidade de escolher uma instituição de sua cidade para receber as doações da campanha.
Em Canoinhas foi escolhida a Apoca - Associação dos Pacientes Oncológicos da Região de Canoinhas e em Papanduva a instituição escolhida foi a Pastoral da Criança.
Para conhecer melhor o trabalho das duas instituições, o Bruda fez visitas e confirmou as necessidades apresentadas.
Conheça as duas instituições escolhidas para receber a 2ª edição do Troco da Bondade
APOCA - Associação dos Pacientes Oncológicos da Região de Canoinhas
Em Canoinhas, a instituição escolhida pela maioria dos clientes Bruda foi a Apoca que atua já há 16 anos em toda a região do Planalto Norte Catarinense. A Associação auxilia pacientes com câncer oferecendo auxílio médico, psicológico e social. A instituição conta com 8 funcionários e inúmeros voluntários, dispostos a amparar paciente e família. Um bazar de roupas usadas, anexo a sede da Apoca, fornece subsídios para o atendimento às famílias. Ernestina de Lima Gonçalves, enfermeira e uma das fundadoras da Apoca, conta que o trabalho é penoso e ao mesmo tempo recompensador. "Recebi meu diagnóstico de câncer há mais de 21 anos, mas se fosse preciso passar por tudo para chegar até aqui, eu passaria outra vez. Aqui vemos verdadeiros milagres", conta emocionada. Para ela a premissa maior de vida são os ensinamentos da mãe. «Ela sempre dizia e eu repito hoje: Faça o bem com muito amor e carinho . Se você seguir essa regra nunca estará sozinho!»
Pastoral da Criança em Papanduva
Fundada por Zilda Arns Neumann, com sede em Curitiba, a Pastoral da Criança é uma entidade ecumênica de abrangência nacional. Atendem crianças de 0 a 6 anos e gestantes, além de fornecerem multi-misturas para pessoas idosas e que estão em tratamento oncológico O atendimento em Papanduva é realizado no Centro Catequético da Igreja Matriz São Sebastião, sempre na 1º e na 3º quarta-feira do mês, onde acontece a “Celebração da Vida” com lanche para as crianças, palestras de orientação para as mães sobre obesidade, higiene e desnutrição entre outros temas. As agentes da Pastoral da Criança realizam visitas e fazem a pesagem das crianças e a orientação familiar.
«A maior dificuldade é a falta de pessoas para realizar esse trabalho, pois necessita de tempo e dedicação», comenta a coordenadora.
A Pastoral da Criança conta com apoio de pessoas, empresas, instituições e cooperativas para manter o trabalho e alimentar as crianças carentes.
Toda a arrecadação do Troco da Bondade em Papanduva será destinada a atender às necessidades da Pastoral da Criança local.