Storytelling Edenir Rocha

Tudo começou em Agosto de 2000, com 14 anos. Na época, oficialmente, não era funcionário Bruda e sim entregador de compras com o Negucho (lenda viva das entregas do Bruda). Em Novembro daquele ano, por pedidos do Negucho e meu irmão (Edilson, que também trabalhava no Bruda), o Sr Lourival (Kikão) me chamou para trabalhar. Sabendo do chamado, meu pai (João Rocha) deu um sermão sobre a oportunidade e que eu deveria ser honrado e trabalhador. Naquela época, os pais se responsabilizavam pelo primeiro emprego e se comprometiam conjuntamente pelos valores pessoais dos filhos. A ideia era me ensinar o valor do trabalho. Apesar de que eu já trabalhava/brincava com meu irmão, na serraria de meu avô (Antenor Leite) desde os 8 anos. Posso dizer que os valores profissionais que carrego hoje comigo foram forjados nesta época.

 

Lembro muito bem da antiga loja Bruda. Era bem “bodegão” e conhecido como BRUDÃO. Na época tinha algo em torno de 40 funcionários. Trabalhei por 5 anos nesta loja. Um dia, o Sr Lourival teve uma ideia que mudaria a minha carreira profissional, e posso dizer, sem ter  medo de parecer exagerado, o comércio de Canoinhas. Fazer um NOVO BRUDA. Moderno, amplo e com uma equipe de gestão profissionalizada. Ele me convidou a mudar de curso, de Biologia para Administração (na verdade ele queria que eu cursasse Contábeis, mas sempre tive uma queda por gestão de pessoas), e assumisse o Financeiro da empresa. Cito esse fato, porque para mim, foi nessa ideia que houve uma virada radical para todos.

 

Quando me perguntam como eu resumiria o Bruda em uma palavra, para minha carreira eu diria OPORTUNIDADE. Oportunidade em mostrar que eu poderia fazer diferente, assumir uma função administrativa aos 18 anos (que coragem hein Sr Lourival), dar ideias e agir. Oportunidade em participar de um processo tão arrojado junto da família Jarschel e principalmente, oportunidade em aprender. O que graças a Deus, tenho a oportunidade de fazer até hoje.

Sinceramente, a cada convite, promoção, nova função, nova loja, nunca pensei em salário. Ficava grato só em ter a oportunidade em participar e aprender. Pois aprendi em minha carreira que remuneração é consequência.

 

Falando de oportunidade, talvez a maior que o Bruda me proporcionou e proporciona, é conviver com boas pessoas. O time foi se alinhando de uma forma especial. Como aprendi! Algumas pessoas tive o privilégio de convidar para fazer parte do Administrativo, como a Neuza (Gerente Financeira), Adriano (Diretor Comercial), Priscila (Marketing), Fernanda (Supervisora de RH) e aí vai….Outras tive o prazer de estar do lado desde o início até hoje, como o Alan (Diretor Administrativo), Leandro (Diretor de Suprimentos) e claro o Sr Lourival. Com estes, em especial, sofremos juntos, demos risada, brigamos, e lógico, comemoramos muitas coisas. Pois à 20 anos convivemos diariamente.

 

Dizer que planejei tudo que aconteceu com o Bruda seria de uma hipocrisia gigante. Mas, a visão de futuro sempre tive. Não sabia exatamente quanto tempo levaria, mas a visão estava lá. Tinha 17 anos e sonhava em um dia a empresa ser organizada, com profissionais de ponta, com várias unidades, investindo em pessoas, sendo responsável no quesito socioambiental (uma preocupação pessoal), realmente fazer a diferença. Vender produtos alimentícios todo mercado faz. A diferença está em como se faz isso. Essa era a minha visão.

 

Hoje estou como Diretor de Planejamento. Sou Bacharel em Administração, Especialista em Finanças, Mestre em Desenvolvimento Regional. Tenho uma esposa linda (Vanessa) e duas filhas que são uma fofura (Saori e Pietra)! Isso tudo durante os 20 anos de Bruda.

Quantificando o Bruda: Hoje são 4 supermercados, 1 atacarejo, 2 padarias, 1 indústria de panificação, 1 Centro de Distribuição e 1 Centro Administrativo. Somos hoje 507 funcionários, e um dos principais arrecadadores de impostos do município de Canoinhas. 

São números que quantificam resultados, mas para mim, o maior prazer é fazer uma empresa crescer de forma sustentável, consciente e correta. Sempre! Acredito que com isso, nossos filhos aprenderão que a honestidade e prazer pelo trabalho são valiosíssimos!

 

Apesar disso, vejo que ainda não alcançamos nossas metas, porque não as considero como destino e sim como horizonte. Por mais que caminhemos, nunca o “alcançamos”, ele sempre está a nossa frente. Porém, é ele quem nos faz ir adiante.

 

Parabéns pelo dia do Administrador a todos os colegas Administradores e Empresários de Canoinhas, Papanduva, Três Barras, enfim, da nossa região. Que apesar de vários empecilhos, acreditam e empreendem por aqui. Forte Abraço!

Mais notícias